13/12/2010

Santa Luzia



Siracusa, 13 de dezembro 304



                  A virgem e mártir Santa Luzia é um dos mais caros a devoção cristã. Como mencionado no Missal Romano é uma das sete mulheres, mencionado no Cânone Romano. Vivia em Siracusa, teria morrido como mártir sob a perseguição de Diocleciano (por volta do ano 304). Os atos de seu martírio, diga de terríveis torturas infligidas pelo prefeito Pascasio, que não se dobraria aos sinais extraordinários que Deus estava mostrando através dela. Apenas nas catacumbas de Siracusa, a maior do mundo, depois os de Roma, foi encontrada uma inscrição em mármore do século IV, que é a evidência mais antiga do culto de Luzia. A devoção espalhou-se rapidamente: já em 384 Sant'Orso dedicou uma igreja em Ravena, o Papa Honório I, pouco depois de outro em Roma. Hoje em todo o mundo existem relíquias de Santa Luzia e arte inspirou.

A Oração

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados
antes de renegar a sua fé e compuscar (contaminar) vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.

Amem